quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Resposta do Juiz Ruy Coppola ao Exmo Presidente Lula

Resposta do Juiz ao "lula" ! (com letra minúscula mesmo)

Que este email circule pelo Brasil inteiro.

CARTA PUBLICADA NO ESTADÃO em 2004
Carta-resposta de um Juiz ao
Presidente Lula publicada no Estadão..
Veja a carta que um juiz colocou no jornal de hoje:
Carta do Juiz Ruy Coppola (2º TAC) .

Mensagem ao presidente!

Estimado presidente, assisti na televisão, o trecho de seu discurso criticando o Poder Judiciário e dizendo que V. Exa. e seu amigo Márcio, ex-ministro da Justiça, há muito tempo são favoráveis ao controle externo do Poder Judiciário, não para 'meter a mão na decisão do juiz', mas para abrir a 'caixa-preta' do Poder... Vi também V. Exa. falar sobre 'duas Justiças' e sobre a influência do dinheiro nas decisões da Justiça.

Fiquei abismado, caro presidente, não com a falta de conhecimento de V.Exa., já que coisa diversa não poderia esperar (só pelo fato de que o nobre presidente é leigo), mas com o fato de que o nobre presidente ainda não se tenha dado conta de que não é mais candidato.
Não precisa mais falar como se em palanque estivesse; não precisa mais fazer cara de inconformado, alterando o tom da voz para influir no ânimo da platéia. Afinal, não é sempre que se faz discurso na porta da Volks..

Não precisa mais chorar. O eminente presidente precisa apenas mandar, o que não fez até agora.

Não existem duas Justiças, como V. Exa. falou. Existe uma só, que é cega, mas não é surda e costuma escutar as besteiras que muitos falam sobre ela.

Bastava que o presidente mandasse seu amigo Márcio tomar medidas concretas e efetivas contra o crime organizado.

Mandar seus demais ministros exercer os cargos para os quais foram nomeados.

Mandar seus líderes partidários fazer menos conchavos e começar a legislar em favor da sociedade. Afinal, V. Exa. foi eleito para isso.
Sr. presidente, no mesmo canal de televisão, assisti a uma reportagem dando conta de que, em Pernambuco (sua terra natal), crianças que haviam abandonado o lixão, por receberem R$ 25,00 do Bolsa-Escola, tinham voltado para aquela vida (??) insólita simplesmente porque desde janeiro seu governo não repassou o dinheiro destinado ao Bolsa-Escola .

E a Benedita, sr. presidente?
Nós, do Poder Judiciário, não temos caixa-preta. Temos leis inconsistentes e brandas (que seu amigo Márcio sempre utilizou para inocentar pessoas acusadas de crimes do colarinho-branco).

Temos de conviver com a Fazenda Pública (e o Sr. presidente
é responsável por ela, caso não saiba), sendo nossa maior cliente e litigante, na maioria dos casos, de má-fé. Temos os precatórios que não são pagos.
Temos acidentados que não recebem benefícios em dia (o INSS é de sua responsabilidade, Sr. presidente). Não temos medo algum de qualquer controle externo, Sr. presidente. Temos medo, sim, de que pessoas menos avisadas, como V. Exa.mostrou ser, confundam controle externo com atividade jurisdicional (pergunte ao seu amigo Márcio, ele explica o que é).
De qualquer forma, não é bom falar de corda em casa de enforcado.
Evidente que V. Exa. usou da expressão 'caixa-preta' não no sentido pejorativo do termo.
Juízes não tomam vinho de R$ 4 mil a garrafa.
Juízes não são agradados com vinhos portugueses raros quando vão a restaurantes.
Juízes, quando fazem churrasco, não mandam vir churrasqueiro de outro Estado.
Mulheres de juízes não possuem condições financeiras para importar cabeleireiros de outras unidades da Federação, apenas para fazer uma 'escova'. Cachorros de juízes não andam de carro oficial. Caixa-preta por
caixa-preta (no sentido meramente figurativo), sr. presidente, a do Poder Executivo é bem maior do que a nossa.

Meus respeitos a V. Exa. e recomendações ao seu amigo Márcio..

P.S.: Dê lembranças a 'Michelle'.

(Michelle é cachorrinha do presidente, que passeia em carro oficial)


Ruy Coppola, juiz do 2.º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, São Paulo

REPASSEM, POIS A DIGNIDADE EXIGE!

5 comentários:

Anônimo disse...

VComo toda ação tem uma reação. Esta carta também esta na internet

http://www.alamar.biz/html/cidadao/cartaaojuizcopola.htm

Anônimo disse...

Interessante o artigo e a resposta do Sr. Coppola, mas é uma resposta honesta de um lado e hipocrita do outro. Honesta por demonstrar a irresponsabilidade do Governo Lula e hipocrita por fazer isto tentando defender o Judiciario. O Judiciario tem seus problemas e há sim muitas decisoes que sao orientadas por dinheiro, como disse o Presidente. Há sim, duas justiças no Brasil, e nao uma só como o Sr. Ruy afirma. Só nao ve quem nao quer. Sem falar nos juizes que se acham no direito de passar por cima de tudo e de todos (inclusive das leis) so porque sao juizes e ainda votam aumentos abusivos de seus proprios salarios.
Apontar os erros do governo é plausivel, mas observar os erros da propria instituiçao da qual se faz parte é ainda mais.

Anônimo disse...

Em minha opinião, devemos conhecer mais um pouco do sistema de governo ao qual nós estamos submetidos. Legislativo (os que fazem as leis), Executivo (que as executam, ou seja, faz valer) e o judiciário, (que se responsabiliza por julgar em cima do que está escrito), não adianta reclamar e depois votar em um Tiririca, Romário, Bebeto e outros candidatos sem a mínima condição de legislar. O Brasil tem o governo que merece, todos os que estão lá foram eleitos pelo povo.

Anônimo disse...

Bem, os poderes estão interligados. Se o Judiciário tem problemas, como o executivo também, o legislativo é o principal responsável por toda essa esculhambação, inclusive as próprias, que não são poucas...

Anônimo disse...

De um juiz, o que deveria se esperar era uma argumentação de alto nível, consistentemente didática até, e não retórica chula digna de um político de 5ª categoria. Lula, um semi-analfabeto que não entende de português nem de língua nenhuma, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual e é o melhor do mundo segundo os jornais Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros, menos a imprensa marrom brasileira. Mas afinal, o Estadão, a Folha, a Globo tem maior “independência” do que aqueles! Diante da Carta do Juiz, começo a ter dúvida da sua capacidade intelectual e formação acadêmica de pouca estrutura digna de um advogado de porta de cadeia.Mas enfim, existem Juízes e juízes! Para esses, sem menosprezar a classe no todo que respeitam a toga, vale lembrar os versos de um certo carinha: “...não há tribunais que bastem, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados(Rui Barbosa).
E tenho dito...

Postar um comentário