segunda-feira, 15 de março de 2010

QUANTO CUSTA UM POLITICO NO BRASIL?

2 comentários:

fabio disse...

Onde foi para o resumo de criminologia que vc tinha postado ? sumiu ? por favor coloque novamente.

Luiz Carlos disse...

Esta reportagem está equivocada.

É propaganda anti-política deliberada.

No caso do DF, realmente é um custo absurdo, mas no caso do Congresso Nacional é irrisório.

Basta considerar os países que eles compararam pra ver, tudo país com território pequeno ou onde o Congresso não tem metade das funções que tem aqui. E claro, o Congresso mais caro é dos EUA.

Você acessou a fonte original da pesquisa? viu a "trambicalhagem" estatística que os caras têm que fazer pra que o Brasil tenha o Congresso mais caro?

Está claro, ali, desde o início, que o Congresso dos EUA é várias vezes mais caro que o nosso, mas aí os caras pegam e dividem o custo do congresso em proporção ao PIB per capita, em dólar (pareado per capita, não nominal, pois se pegasse o valor nominal ainda sim os EUA ganham).

Acontece que tanto no Brasil como nos EUA, estão somados todos os gastos paralelos, como as viagens dos deputados/senadores até os seus respectivos estados. Isto é um custo maior para qualquer democracia com território de dimensões continentais.

Além disso, veja o tamanho das equipes que são necessárias para o funcionamento dos gabinetes de cada Deputado, uma parte deles em Brasília, outra nos estados de origem. Muita gente critica o "excesso" de assessores que cada parlamentar tem, mas veja que cada representante político tem que votar o mais consciente possível do que está em jogo, apenas pra isso, muitas vezes são necessárias equipes inteiras para analisar cada artigo, cada linha de cada um dos milhares de Projeto de Lei que tramitam por ano nas duas câmaras. Ou você acha que seria humanamente possível um único deputado ler tudo aquilo, analisar tudo aquilo por ano, sozinho? levaria 10 anos spo pra ler tudo que está em tramitação, basta ver quantidade de PLs e outros tipos de projetos, de emendas, etc, que estão tramitando, são literalmnete milhares por ano, alguns anos ultrapassando 10 mil Projetos de Lei. Como um deputado vai votar representando os interesses do seu estado, que o elegeu, sem saber nem do que se trata o Projeto de Lei em questão? São realmente necessárias equipes grandes para avaliar tudo isso e permitir que os deputados votem "minimamente" qualificados. Quanto á qualificação dos assessores, tendo a concordar, que aí sim, nem sempre é das melhores...

Mas os gastos são vários. No Brasil existe a capacidade do Congresso de incluir inúmeros tipos de emenda ao orçamento. E aí, vc acha que isto é um "custo" do congresso, ou na verdade, as emendas ao orçamento apresentado pelo Executivo, são parte do custo do Estado?

Fora as viagens. Claro que se considerarmos apenas o gasto com viagens, vamos verificar que os congressos que mais gastam no mundo, são: o dos EUA, seguido pelo Brasil. Neste quesito (viagens pelo país), o Brasil tem um gasto maior do que qualquer país europeu tem com este tipo de custo, pois o Brasil é maior do que toda a Europa somada (excluída a Rússia).

Vc realmente acredita que seria melhor se não tivéssemos um Congresso? Ou que tivéssemos um Congresso "barato" que não tem capacidade para fazer absolutamente nada?

Seria bom se o Brasil fosse como na Rússia ou na China, países com grandes territórios, mas onde o Congresso é totalmente secundário na vida política do país e não consegue nem contrabalançar o poder do executivo? Na China o Congresso se reune 1 vez por ano e aprova tudo que o Partido manda de uma vez só, não tem debate...

Acredito que, neste caso, isto é o "custo da democracia". Se existem exageros, acredito que esteja no alto custo das Câmaras estaduais, do DF e dos municípios. Estas são muito menos relevantes. No caso dos municípios, geralmente, são "quase inúteis" as câmaras de vereadores, que poderiam ser facilmente reduzidas, e funções como orçamento, ser definido em orçamento participativo, ou coisa do tipo.

Mas o Congresso nacional é vital para que o país continue sendo uma democracia.

Postar um comentário